terça-feira, 24 de maio de 2011

Arquipélago da Madeira

MADEIRA

A Madeira, oficialmente designada por Região Autónoma da Madeira, é um arquipélago português. Arquipélago foi então redescoberto pelos portugueses, nomeadamente Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco em 1419, que apelidou a ilha com o nome Madeira devido à abundância desta matéria-prima.
     
 TURISMO

O Turismo na Madeira constitui uma fonte média de receitas da economia madeirense e por isso afirma-se que a ilha vive e respira Turismo.


·    FESTAS TRADICIONAIS

Com uma economia dependente do Turismo é necessário a criação de eventos apelativos que aumentem a procura pela ilha. Desde então a Madeira tem já vários cartazes turísticos frequentes anualmente tais como:
-O Carnaval
-A Festa da Flor
-A Festa Do Atlântico e muitas outras


·       GASTRONOMIA

A gastronomia típica regional da Madeira é bastante variada e deliciosa.

Pratos Típicos Regionais:
•Bife de Atum
•Sopa de trigo
•Filetes de Espada
•Lapas
•Polvo
•Carne de vinho-e-alhos (carne de porco marinada)
•Milho Frito
•Espetada de carne de vaca assada em espeto de louro, acompanhada pelo bolo do caco

Frutos Tropicais:
◦Banana
◦Pêra abacate
◦Anona
◦Manga
◦Maracujá
Doçaria:
Bolo-de-Mel
Broas de Mel
Queijadas
Rebuçados de Funcho
·      Jardim Botânico

Desde o século XVII que a Ilha da Madeira ansiava por um jardim botânico, sonho que se tornou realidade em 1960. Situado a cerca de 3 km do centro do Funchal, na Quinta do Bom Sucesso, que pertencia à família Reid’s, reúne condições que lhe permitem ter uma vegetação exuberante.

Por todo o jardim são observáveis formas harmoniosas e cores contrastantes, onde podem ser vistas mais de 2000 plantas. O jardim Botânico pertence ao Governo e, para além de ser um belo espaço de lazer, é também um Centro de Ciência e Cultura.

Por todo o jardim podem-se ver plantas com as respectivas identificações, nas quais se descrevem os nomes científico e comum e a origem, plantas estas que se dividem em cinco áreas principais:

- Indígenas e Endémicas: este é o local ideal para se observarem plantas exclusivas da Ilha da Madeira e de outras ilhas do Atlântico tais como os Açores, as Canárias e Cabo Verde. Neste jardim estão representadas cerca de 100 espécies indígenas, que vão desde as que crescem nas encostas mais expostas da ilha até à típica vegetação e até às árvores que se desenvolvem na floresta natural da Madeira – a Laurissilva.

- Arboreto: aqui encontra plantas de zonas do Globo ecologicamente opostas, tais como plantas os Himalaias e dos tópicos.

- Suculentas: é a capacidade de armazenar água que distingue estas plantas originárias, na sua grande maioria, da América do Sul.

- Tropicais/Cultivares/Aromáticas/Medicinais: nesta área encontram-se diversas árvores de frutas tropicais e subtropicais, tais como o Mango, a Papaia, a Estrelicia, o Abacate, o Café, a Cana de Açúcar e ainda plantas usadas para cozinhar ou para a medicina popular madeirense.

- Loiro Parque: o Loiro Parque reúne algumas das aves mais exóticas e mais raras. As Catatuas e os Loricos das ilhas tropicais Asiáticas, os Periquitos Australianos, os Papagaios Anões, entre muitos outros, são algumas das espécies de pássaros que pode encontrar neste Parque. 
      

 FAUNA E FLORA

A ilha da Madeira reúne um conjunto de características únicas que a tornam diferente de qualquer outro lugar no Mundo.
Na verdade, a flora da Madeira, devido á sua diversidade, exuberância e singularidade, apresenta-se como um dos principais atractivos para os amantes da natureza e dos passeios a pé. Como forma de melhor estudar esta diversidade subdividiu-se a ilha em quatro andares fitoclimáticos.
Entre os cerca 600 e os 1300 metros de altitude, ainda é possível encontrar consideráveis núcleos de Laurissilva em bom estado de concervação.
De salientar, que a floresta da Laurissilva dá abrigo a uma grande multiplicidade de invertebrados, moluscos e insectos endémicos, assim como coelhos, morcegos, entre outros. Naturalmente é de evidenciar a avifauna, onde podemos contemplar os tímidos e espectaculares voos do endémico Pombo Trocaz – considerado como a ave emblemática da Laurissilva.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário